Volta às aulas: recomeço, retorno, reencontro?

escola-agosto

Semana que vem chega a tão esperada “Volta às aulas”. Momento de ansiedade para alguns pais e alunos. Recomeço? Retorno? Pode até ser, mas prefiro pensar em reencontro.
A palavra “reencontrar” me remete a sentimentos tão positivos.

Acho que agosto desperta isso em nós, educadores: a expectativa do reencontro. Reencontro que na verdade é um novo encontro, porque os alunos já amadureçam um bocado em julho (4 semanas fazem milagres!!), e não são mais os mesmos…
Os alunos são novos, sem exceção, porque as férias modificam o olhar das crianças interpretarem o mundo.

A bagagem que se adquire com a vivência dessa pausa estratégica no meio do ano é imensa.  Os alunos já estão mais familiarizados com o cotidiano escolar e seu dia a dia. Com isso, adentra-se em um universo incrível de trocas, uma vez que nós, educadores, também não somos mais os mesmos, pois as tais “4 semanas” também nos transformaram.

 

 

professora-alunos

 

O 2º semestre traz novos desafios, novas oportunidades, convida à novas conquistas. Momento de caminhar mais e mais. De seguir adiante. De resgatar o aprendizado e adquirir ainda mais conhecimento.
Que tenhamos um ótimo reencontro! Um maravilhoso 2º semestre!
Termino com um trecho do livro “Encontro Marcado” do saudoso Fernando Sabino:

“De tudo, ficaram três coisas: a certeza de que ele estava sempre começando, a certeza de que era preciso continuar e a certeza de que seria interrompido antes de terminar. Fazer da interrupção um caminho novo. Fazer da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sono uma ponte, da procura um encontro.”

 

Um grande abraço!

Tatiana Silvério
Tatiana Silvério
{pedagoga, editora do blog Curtindo com Crianças e mãe da Isabel}

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *