Quer saber se o Sal Rosa do Himalaia é verdadeiro?

sal-himalaia

Natural Wonder, empresa pioneira na comercialização do produto no Brasil, explica quais são as principais características

Uma dúvida que assombra bastante os consumidores que buscam uma vida mais saudável e que querem consumir Sal Rosa do Himalaia é saber sua procedência. Nós, mães, que fazemos de tudo para que os nossos filhos comam saudável, aqui vai uma super dica na hora de salgar a comidinha.

É claro que parece óbvio, afinal de contas pode-se, em tese, conferir os dados da empresa nos rótulos e na internet. Mas o que muitos ficam intrigados é sobre a existência de um possível sal “falso”.

Cor do Sal

Em primeiro lugar, para saber se o sal que você está comprando é, de fato, o verdadeiro, é preciso observar a sua cor. O sal do Himalaia, ainda que tenha coloração rosada, tem leveza e é clarinho. Muitos pensam que, para ser o verdadeiro sal, é preciso que ele tenha cor escura – isto não é verdade!

O sal em pedra pode sim parecer um pouco mais escuro, mas, quando quebrado em pequenos pedaços, pode-se ver o quão cristal ele é. Outros pontos importantes a se observar no sal estão no fato que os grãos devem ser secos e soltos. Além disso, é importante que sejam uniformes.

Teste da Água

A maneira mais simples de conferir se o sal que você está comprando é o verdadeiro, é adicionando uma colher de sopa em um copo americano de água. É importante lembrar que ainda que o sal seja verdadeiro, ele vai deixar a água ligeiramente turva (como qualquer sal, certo?). O que não pode é colorir, de fato, a água. Ela não fica cor de rosa. Deve ficar, no máximo, turva.

Lembramos também que, quanto mais sal você colocar dentro da água, mais a água vai ficar turva. Comentamos este caso porque vê-se casos de pessoas que colocam meia parte de sal para meia parte de água. É uma questão matemática. O sal vai se dissolver ali.

Sal Falso: Mito ou Verdade?

Infelizmente é verdade que existem fornecedores de sal que tingem sal marinho grosso com corante e o vendem como Sal Rosa do Himalaia. O sal marinho, em si, não fará mal à sua saúde (ainda que não tenha todos os minerais encontrados no Sal do Himalaia). No entanto, o corante pode gerar alergias, especialmente porque não se sabe a procedência dos que são utilizados nestes produtos. Então, é importante ficar de olho – no sal e na sua saúde!

Fernanda Poli
Fernanda Poli
{publicitária, paulistana e mãe}

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *